Escolas de Gouveia

logo-face2  Twitter logo 2012 logo-aegradio1 logo-youtube2

 

 

 

LOGO-MINI logo-eco logo-eqavet Selo OIE 1 

selo originalbullying2025

 

 

 

 


Visita de estudo à Galeria da biodiversidade da Universidade do Porto e ao CIIMAR

visita cimar

Os alunos de Biologia e Geologia do 11ºA e 11ºC realizaram uma visita de estudo à Galeria da biodiversidade da Universidade do Porto e ao CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental -Porto de Leixões.

Instalada na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva é o primeiro Centro Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade.

Os alunos desenvolveram uma atividade de eletroforese em gel técnica usada para separar fragmentos de DNA de acordo com seu tamanho. As amostras de DNA são carregadas nos poços (cavidades) localizados numa das extremidades de um gel, e uma corrente elétrica é aplicada para fazê-las avançar pelo gel.

Os fragmentos DNA estão carregados negativamente, então movem-se na direção do elétrodo positivo. Todos os fragmentos de DNA têm a mesma quantidade de carga por massa, os fragmentos menores atravessam o gel mais rapidamente do que os maiores

O CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - é uma instituição líder de investigação e formação avançada da Universidade do Porto, trabalhando na fronteira do Conhecimento e Inovação Oceânica.

O CIIMAR promove uma abordagem integrada das zonas oceânicas e costeiras promovendo a compreensão e o conhecimento da dinâmica biológica, física e química destes ambientes e o impacto das atividades naturais e humanas, visando desvendar as ligações entre estes processos, compreender o funcionamento e as respostas dos oceanos e dos ecossistemas

Os alunos tiveram a oportunidade de contactar com o ambiente de investigação e de trabalho de equipes multidisciplinares e multiculturais.

Todos os participantes tiveram ao longo da visita uma postura exemplar, dignificando o Agrupamento de Escolas de Gouveia.

Os Professores:

Maria da Conceição Simões e Rogério Firgueiredo

laranja Vermelho Azul Verde Roxo