O itinerário privilegiou a ciência em contexto real, com visitas a espaços interativos e centros de investigação:
- Astrolábio da ESA (Agência Espacial Europeia) - Um mergulho no espaço, na engenharia aeroespacial e no futuro da humanidade além da Terra;
- Exploradôme - Experiências científicas ligadas à física, energia e ilusão sensorial em ambiente lúdico e interativo;
- Cité des Sciences et de l’Industrie - O maior museu de ciência da Europa. Robótica, biotecnologia, física, matemática, astronomia e ecologia num só lugar;
- Futuroscope - Um parque temático dedicado ao conhecimento, à imagem, à inteligência artificial e à imaginação aplicada à ciência.
"Nunca pensei… aprender tanto enquanto me divertia!" — comentou um aluno do ensino secundário.
A componente cultural e artística também não foi esquecida, porque a ciência está presente em tudo que nos rodeia:
- Disneyland Paris (1 dia completo com acesso a dois parques) – A Física presente nas atrações, a engenharia dos sonhos, o design criativo e a logística de um mundo onde a ficção se transforma em realidade.
- Património e História em Paris - Os alunos visitaram a Torre Eiffel (assistiram ao acender das luzes e foi incrível!), Arc de Triomphe, Cathédrale de Notre-Dame, Place de la Concorde, Champs-Élysées, Sacré Coeur, Montmartre, Galeries Lafayette e fizeram um encantador passeio de barco no Rio Sena.
- Museu do Louvre e Île de la Cité
A ciência associada à pintura e à conservação, a arte e a história da humanidade ao alcance de todos. Ver ao vivo as obras mais importantes do Louvre, como a pintura “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, a escultura “Vénus de Milo” da Grécia Antiga e a antiguidade “Código de Hamurabi” da Mesopotâmia (um dos códigos de leis mais antigos da história, gravado numa pedra). Ver as emblemáticas pirâmides por dentro e por fora e estar presente num espaço que já foi cenário de filmes.
Coincidências felizes: “no dia 31 de maio, estávamos em Paris quando o Paris Saint-Germain se sagrou campeão da Liga dos Campeões, vencendo o Inter de Milão por 5 a 0. A cidade vibrou e nós também! O dia 1 de junho, dia da criança, tivemos o privilégio de o passar na Disneyland Paris!” – relembraram alguns alunos do ensino básico.
Durante os seis dias, foi construída uma exposição fotográfica virtual, atualizada diariamente, que permitiu aos pais acompanharem a viagem quase em tempo real. Viagem pedagógica a Paris
“Foi como se estivéssemos lá com eles!” — partilhou uma mãe emocionada.
Os professores mantiveram um contacto constante e tranquilizador com os encarregados de educação, que se mostraram colaborantes e gratos pela oportunidade oferecida aos seus filhos.
Ao longo de toda a viagem, os alunos demonstraram uma postura de grande maturidade: foram pontuais, respeitadores, cooperantes e curiosos. Professores, guia e motoristas elogiaram a sua atitude, realçando o espírito de grupo e o sentido de responsabilidade.
“Representaram a nossa escola com enorme dignidade. Foi um orgulho acompanhá-los.” — salientaram os Professores.
Este projeto só foi possível graças ao trabalho incansável dos professores envolvidos, ao apoio, incentivo e colaboração da Direção do Agrupamento, à colaboração de diversos elementos da Secretaria da escola, à disponibilidade da advogada Dra. Teresa Borges por facilitar todo o processo de reconhecimento de assinaturas, à iniciativa de uma Encarregada de Educação que ofereceu um kit de primeiros socorros (que foi uma mais-valia incrível), às verbas do Clube de Ciência Viva e à generosidade da Câmara Municipal de Gouveia e das Juntas de Freguesia (Gouveia, Arcozelo, Nespereira, Vila Nova de Tazem, Rio torto/Lagarinhos e Aldeias/Mangualde da Serra), que contribuíram com donativos. Um agradecimento aos estabelecimentos que colaboraram com prémios para as rifas elaboradas: Restaurante “Fim do Mundo” em Seia, Loja “New Concept Masculino” em Seia, Pizzaria “Pizza Out/Chocolate e Tu” de Gouveia, Blitz Padel Club de São Romão e Quinta de São Cosme em Paçoinhos, Vila Nova de Tazem.
Por último, um agradecimento aos pais, que foram os principais financiadores desta viagem, por terem acreditado neste projeto ambicioso, pela confiança depositada e por todas as mensagens de incentivo e de gratidão, que nos encheram a alma.
A chegada de autocarro, à escola, foi arrepiante! A sensação de dever bem cumprido.
O Sr. Diretor, os pais e outros alunos a baterem palmas!!! Parecia a chegada de um clube de futebol, ao seu estádio, depois de ter vencido um campeonato … houve emoção, abraços apertados e agradecimentos sentidos!
Conscientes de que a interioridade é um obstáculo a ultrapassar e que nos obriga a redobradas energias e investimentos pessoais, institucionais e financeiros, acreditamos que esta visita foi uma oportunidade ímpar no percurso escolar e na vida dos nossos alunos, ao promover a aprendizagem científica e cultural e a mundividência, tão necessária a alunos que precisam vencer o estigma de crescerem numa região adjetivada de 'deprimida'.
Mais do que uma viagem, esta foi uma aula viva de ciência, cultura e cidadania. Uma oportunidade única de aprender fora da sala de aula, de crescer, criar laços e abrir horizontes. Uma experiência que marcará todos os envolvidos — alunos, professores e famílias — para sempre!!!!
Equipa do Clube de Ciência Viva – CCV 4 All