… depois de se ter cantado o fado na Assembleia da República. |
|
![]() |
Mais uma aventura do AEG. Mais uma conquista. Desta vez, uma vitória no programa EUROSCOLA, o que permite uma viagem de 24 alunos do AEG ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, no próximo ano letivo. Depois da sua participação e vitória na sessão distrital, o AEG esteve presente na sessão nacional, realizada nos dias 26 e 27 de maio, em Lisboa, na Assembleia da República. Este ano, o programa – que é organizado pelo IPDJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas e Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira – contou com a participação de 121 escolas, envolvendo cerca de 3500 alunos de todo o país. |
A sessão nacional (fase final) do concurso, realizada no Auditório Almeida Santos, acolheu os alunos dos 19 estabelecimentos de ensino selecionados nas sessões distritais: Açores, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Os alunos e escolas participantes apresentaram os seus trabalhos orais de abordagem da dimensão europeia do tema da edição deste ano “Inteligência Artificial: oportunidades e desafios”, os quais deveriam refletir o conteúdo dos trabalhos escritos apresentados em fevereiro, aquando da candidatura ao programa.
Os trabalhos apresentados na sessão nacional foram avaliados por um júri, constituído pelos seguintes elementos: Maria Teresa Paulo (Chefe da Divisão de Edições da Assembleia da República), Katalin Gonczy (representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal) e Nuno Gonçalves (representante da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação), tendo sido selecionadas 3 escolas: o Agrupamento de Escolas de Gouveia (Guarda), o Agrupamento de Escolas de S. Bento (Braga) e a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Coimbra). As escolas vencedoras ganharam uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde irão passar um dia como membros do Parlamento Europeu e onde terão a oportunidade de debater e trocar pontos de vista com colegas de toda a Europa, simulando o trabalho dos eurodeputados.
Tal como anunciado num artigo anterior, o AEG teve a participação dos alunos Leonor Guerra (10º A) e Maxime Varão (10º C), que apresentaram um fado com uma letra sobre o tema proposto (“Inteligência Artificial: oportunidades e desafios”), adaptado à música da grande Amália Rodrigues “Tudo isto é fado”.
A voz deslumbrante da nossa aluna Leonor Guerra, acompanhada pela maravilhosa atuação, à viola, do nosso aluno Maxime Varão encantaram e surpreenderam o Auditório Almeida Santos e fizeram ecoar o nome do AEG.
Quem diria que seria possível conciliar fado com inteligência artificial! – foi o que também constatou a apresentadora da sessão nacional, que, após a apresentação da nossa prova, referiu “Cantar fado com uma letra sobre inteligência artificial não é para qualquer um!”.
Obrigada aos nossos alunos e parabéns a todas as escolas participantes, pelo empenho, pela coragem e pelas excelentes provas que apresentaram.
Valeu a pena o esforço e o tempo investido, desde janeiro, na preparação dos trabalhos que exibiram!
Um agradecimento ao assistente operacional Pedro Amaral, pela colaboração prestada na apresentação audiovisual, e à colega e amiga Maria de Jesus Machado, uma palavra de reconhecimento muito especial, pela colaboração nos trabalhos e nos ensaios realizados com os alunos.
Obrigada a todos. Estrasburgo aguarda-nos para uma nova aventura no Parlamento Europeu.
A Coordenadora do Euroscola
Rosa Maria Costa
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |