Novas aventuras, novas conquistas para o AEG | |
![]() |
![]() |
A primeira aconteceu no dia 24 de março no IPDJ da Guarda com a participação dos alunos do AEG na sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, que abordou o tema “Novas Tecnologias- oportunidades e desafios para os jovens”.
Apesar de não conseguirmos os objetivos desejados, foi com muita dignidade e responsabilidade que os nossos alunos Francisca Lopes (11ºA), Leonor Laranjo (10ºA), Mateus Inácio (11ºB) e Leonor Figueiredo (10ºA) representaram e honraram o AEG.
![]() |
No final da tarde do mesmo dia, uma nova aventura. E que aventura! Houve emoção no IPDJ da Guarda com a participação dos nossos alunos Leonor Guerra (10ºA) e Maxime Varão (10º C) no concurso Euroscola. Uma letra magnífica (inédita) de uma canção (sobre “Inteligência Artificial: oportunidades e desafios”) interpretada pela voz deslumbrante da jovem Leonor Guerra, acompanhada pela maravilhosa atuação do nosso aluno Maxime Varão, que executou à viola a música da grande Amália Rodrigues “Tudo isto é Fado”. Um desempenho brilhante dos nossos alunos, que encantaram o público presente no IPDJ e que, em maio, irão representar o AEG em Lisboa, na Assembleia da República. Quem diria que seria possível conciliar fado com inteligência artificial! Sim, “tudo isto existe, tudo isto é Fado”, tudo isto é AEG! |
No dia seguinte, 25 de março, uma nova aventura - desta vez em Fornos de Algodres, onde estiveram presentes os jovens do distrito participantes no Parlamento dos Jovens do Ensino Básico. Representaram brilhantemente o AEG os nossos alunos Ema Duarte e Henrique Amaral (do 8º A) e Mia Amaral, Ana Maria Reis e Matilde Sousa (do 8ºC). A temática desta edição era, tal como no Ensino Secundário, “Novas Tecnologias- oportunidades e desafios para os jovens”. Apesar da desmotivação da manhã, a tarde foi surpreendente. O AEG foi eleito com 43,8% (quase maioria absoluta!) e conseguiu introduzir uma das medidas do seu projeto no Projeto de Recomendação do distrito. E como não há duas sem três, vimos, em seguida, a nossa aluna Ema Duarte ser eleita para porta-voz do distrito da Guarda, novamente com uma margem surpreendente (o dobro) sobre o segundo classificado. Em maio, o AEG estará, por isso, em Lisboa, na Assembleia da República, para representar o distrito da Guarda na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico. | ![]() |
Dois dias inesquecíveis que ficarão, certamente, na memória destes jovens e na história do AEG.
Parabéns aos nossos alunos participantes nestes projetos. Parabéns pela sua coragem, pela sua dedicação e responsabilidade e um agradecimento à Câmara Municipal de Gouveia pelo transporte aos locais mencionados, ao assistente operacional Pedro Amaral pela colaboração prestada no Concurso Euroscola e aos docentes Eduardo Mendonça e Rogério Figueiredo pelo apoio nas sessões escolares do Parlamento dos Jovens. Por fim, um agradecimento muito especial à docente Maria José Ventura e à colega e amiga Maria de Jesus Machado pela presença assídua e colaboração prestada ao longo das sessões realizadas com os alunos.
Obrigada a todos.
A Coordenadora