Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Alunos do AEG conseguiram 3 deteções preliminares de asteroides!

Pesquisa de asteroides dez 2024

Esteve em curso mais uma campanha de pesquisa de asteroides, entre os dias 22 de novembro e 18 de dezembro de 2024 e contou com a participação de alunos inscritos em Física e Química A das turmas de 10.º e 11.º ano, do Agrupamento de Escolas de Gouveia.

É com muito agrado que informo que os alunos Francisco Silva, Henrique Martins, Letícia Martins, Martim Almeida, Mateus Inácio, Matias Marques, Matilde Martins e Rodrigo Vale (11.º B); Francisca Craveiro Lopes (11.º A), Leonor Guerra (10.º A); António Nunes e Íris Martins (10.º C), enquanto cientistas-cidadãos da NASA, conseguiram efetuar uma a duas deteções preliminares de asteroides.

Nesta campanha participaram 22 equipas portuguesas dinamizadas pelo NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação – e 612 equipas oriundas de diversos países.

Relembro que se trata de um projeto de Ciência Cidadã – International Astronomical Search Collaboration (IASC) - em que os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências científicas através de um processo em que têm de pesquisar com dados reais, imagens fornecidas através do Telescópio Pan-STARRS (que tem por finalidade mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra), e procurar asteroides já conhecidos ou novos. Os novos objetos descobertos (deteções preliminares), depois de confirmados, poderão vir a integrar a base de dados Minor Planet Center - que reúne todos os objetos próximos da Terra.


Saliento, em pormenor, algumas das vantagens que resultam da participação na Caça aos Asteroides:

  • Descoberta científica pessoal
  • Acesso a recursos avançados
  • Consciencialização de potenciais ameaças
  • Inclusão Global - A participação em campanhas de asteroides envolve a colaboração global, permitindo que os alunos interajam com colegas de diferentes partes do mundo, promovendo a diversidade cultural e a compreensão global;
  • Adaptação a tecnologias emergentes

A todos os alunos envolvidos, deixo o meu agradecimento, em nome do CCV4 All e do NUCLIO, pela participação e empenho na descoberta de novos objetos do Sistema Solar. 

A Coordenadora do Clube Ciência Viva na Escola - CCV 4 All

Carla Borges

laranja Vermelho Azul Verde Roxo