O Agrupamento de Escolas de Gouveia teve o privilégio de ter, por videoconferência, o Dr. João Paiva, químico/poeta da Universidade do Porto, no dia 26 de novembro de 2024, pelas 10 h e 30 min, no auditório da secundária, a convite da docente Graça Oliveira. Esta palestra, encontrava-se inserida nas comemorações da X Edição da Semana da Cultura Científica e destinava-se a alunos do ensino secundário, inscritos em Física e Química A e Química de 12.º ano. O Dr. João Carlos de Matos Paiva é Professor Associado com Agregação (em Didática) no Departamento de Química e Bioquímica e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber - nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação. É membro do núcleo de "Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade " do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP). É autor de cerca de 40 livros, uma trintena dos quais são manuais escolares. |
A palestra contou com um momento expositivo e outro aberto a questões.
No 1.º momento, o orador explicou que o equilíbrio estabelecido em transformações físicas, como as mudanças de estado, é dinâmico tal como o que acontece com o equilíbrio que ocorre nas reações químicas incompletas e reversíveis. Mostrou que esses equilíbrios químicos podem ser perturbados e que têm tendência a contrariar essa perturbação, enunciando o Princípio de Le Châtelier - o Químico que mais se dedicou ao estudo do equilíbrio/desequilíbrio químico.
No 2.º momento destacaram-se, com diversas questões, de forma excelente os alunos Francisca Lopes do 11.º A e Mateus Inácio do 11.º B. O Dr. Paiva tinha previamente enviado para a escola dois livros autografados da sua autoria, sendo um para entregar a quem fizesse a melhor questão. Contudo, pelo empenho, interesse na temática da palestra e pela curiosidade, os dois estiveram ao mesmo nível. Pelo facto de ser uma menina e do Dr. Paiva pretender valorizar a participação feminina na Ciência, a Francisca foi a premiada com o livro. No final, e como forma de valorizar a participação ativa do aluno Mateus, as professoras de Física e Química ofereceram-lhe o 2.º livro.
“Somos um sistema químico perpetuamente a fugir do equilíbrio.
Na vida, para homens e mulheres, o equilíbrio químico é a morte”.
(Nuno Maulide)
Docentes do CCV 4 All
Carla Borges/ Graça Oliveira