Inserida nas comemorações da Semana da Cultura Científica, a primeira atividade de Ciência na 3.ª Idade,deste ano letivo,decorreu no dia 25 de novembro e foi planeada com uma junção improvável de ações, tendosido denominada “Ciência, poesia e fado”.
A sessão ocorreu, como é habitual, na Casa de Repouso São Julião, devido à parceria estabelecida com o Clube de Ciência Viva – CCV 4 All. - "Ver Aqui"
À chegada, as alunasBeatriz Pinto, Camila Clemente e Ema Costa do 7.º C, deram a conhecer quem foi Rómulo de Carvalho/António Gedeão, sendo a figura homenageada nestas comemorações.
De seguida, foi efetuada a leitura de alguns poemas de António Gedeão, acompanhados por música suave, de guitarra, tocada melodiosamente pelos alunos Francisco Silva e Matias Marques do 11.º B. Os poemas foram lidos por jovens também da mesma turma: Mateus Inácio, Letícia Martins, Martim Almeida, Henrique Martins e Matias Marques.
Terminada a poesia e a explicação do significado dos poemas, deu-se início à parte experimental, com um envolvimento emocional. Os utentes foram levados a refletir sobre as palavras menos positivas que dizem a si próprios na rotina diária, que os deixa mais densos e tristes e o paralelismo com a ciência associada aos objetos que flutuam e que afundam. Através de tangerinas, com casca e sem casca, foi possível provar que sem o colete salva-vidas (palavras positivas), que é a casca do fruto, que o torna menos denso, este afunda na água (vida)!
Após a reflexão e experimentação, a aluna Leonor Guerra do 10.º A, proporcionou um momento musical que teve início com o canto do poema “Pedra Filosofal”, seguido de vários fados de Amália Rodrigues. O fado fez os presentes relembrarem as letras e vibrarem a cada nota emitida!
As professoras, responsáveis pelo CCV 4 All, agradecem aos alunos que se disponibilizaram, voluntariamente, para participar nesta atividade e tornar o dia destes utentes diferente e memorável. Um agradecimento, também, à Casa de Repouso São Julião que sempre nos acolhe tão bem!
“Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.”
(António Gedeão)
Docentes do CCV 4 All
Carla Borges/ Graça Oliveira