Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Alunos do AEG ganharam o 3.º Prémio do Concurso Nacional de Ciência, “EUREKA”, da UBI

3.º Prémio para o AEG

No dia 23 de novembro, véspera do Dia Nacional da Cultura Científica, os alunos que constituíam os 3 grupos finalistas do Concurso Nacional de Ciência, acompanhados pelos pais e pelas professoras responsáveis pelo Clube de Ciência Viva – CCV 4 All, deslocaram-se à Covilhã para participar, às 10 horas e 30 minutos, na grande final do Concurso “EUREKA”, dinamizado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

Foram apurados para a final 7 projetos científicos, sendo 3 do Agrupamento de Escolas de Gouveia. Tratando-se de um concurso de amplitude nacional, este feito encheu-nos de orgulho!

Os Projetos científicos submetidos foram:

  • Tinta PureWall – consiste numa tinta antimicrobiana (antibacteriana e antifúngica) cuja proposta substitui os regentes comercialmente utilizados, por produtos naturais e óleos essenciais de plantas características da Serra da Estrela; Trata-se de uma proposta que resolve um problema de sustentabilidade do ar e foi desenvolvida pelas alunas Leonor Lourenço e Benedita Costa do 11.º A.
  • Sistema modular de microalgas em painéis – sugere a substituição das vedações metálicas (ferro e alumínio) que são aplicadas nas habitações, por painéis de microalgas que têm uma enorme capacidade de captação de dióxido de carbono, que convertem em oxigénio, através da fotossíntese; para além de evitar o esgotamento dos recursos metálicos no planeta, é uma proposta direcionada para a sustentabilidade do ar, mas também, fazendo uso do excedente de algas, para a sua aplicação na produção de energia a partir da biomassa; Esta proposta foi submetida pelos alunos Francisco Silva e Rodrigo Vale do 11.º B.
  • Mistura EcoFireBlocker – trata-se de uma proposta relacionada com o elemento fogo e que ajuda as pessoas que vivem em aldeias isoladas, principalmente em situações de escassez de água e de luz. Quando, estes elementos falham, como aconteceu nos incêndios de 2017, e os bombeiros escasseiam, a aluna Leonor Guerra do 10.º A, após fazer diversas pesquisas, propôs a concurso uma mistura seca de dois ingredientes que podem ser difundidos, através de um atomizador agrícola, em cima das chamas extinguindo o incêndio. Esta solução permitiria às pessoas salvar a sua vida, os seus animais, as suas quintas e casas. Os reagentes foram escolhidos criteriosamente para que após a sua dispersão, pudessem servir de fertilizantes nos terrenos.

A grande final consistia na apresentação oral dos projetos e dos protótipos construídos/criados para apreciação pelo júri. Aos participantes eram colocadas questões, dúvidas, sugestões de melhoria, após os 5 minutos, controlados pelo cronómetro, onde tinham que explicar as suas ideias e convencer o júri de que o seu projeto científico tinha potencial na área do empreendedorismo.

As alunas Benedita Costa e Leonor Lourenço do 11.º A, com a sua Tinta PureWall, ganharam o 3.º prémio, no valor monetário de 200€ e os restantes grupos, pelo mérito de serem finalistas receberam um prémio de 30 €, para além de outras lembranças.

As docentes agradecem todo o apoio prestado pela Direção do Agrupamento e a cedência do transporte ao Município de Gouveia.

 

Carla Borges

Coordenadora do CCV 4 All

laranja Vermelho Azul Verde Roxo