Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

AEG em Lisboa!

Lisboa1

Nos dias 6 e 7 de maio, dois alunos do terceiro ciclo, da Escola Secundária de Gouveia – Sebastião Nascimento (8.º D) e Penélope Loureiro (8.ºB) – participaram, em Lisboa, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2024, em representação do distrito da Guarda.    

No primeiro dia (6 de maio), pelas 8h 30m, deixaram o Agrupamento de Escolas de Gouveia (AEG) cheios de sonhos e cientes da enorme responsabilidade que tinham pela frente: serem deputados por dois dias e representarem condignamente Gouveia e o distrito da Guarda. A viagem foi longa.

Saíram da Escola Secundária de Gouveia em direção a Viseu e daí, juntamente com outros deputados, partiram para Lisboa. Durante a viagem, fizeram a revisão das medidas a apresentar e articularam posições. Chegaram a Lisboa por volta da hora de almoço. O tempo era pouco e o trabalho a realizar era muito. Durante o almoço, importa referir o acolhimento caloroso recebido, por parte de todo o staff da Assembleia da República destacado para receber os jovens deputados. Dentro do enorme e imponente edifício, em que os portugueses estão representados, os alunos do AEG contactaram com jovens deputados de outros distritos e aceitaram responder a perguntas dos “jornalistas aprendizes”.

Depois deste momento de convívio, dirigiram-se para a primeira parte das reuniões de Comissões, no nosso caso a terceira, onde debateram, com os outros distritos, os Projetos de Recomendação dos respetivos círculos eleitorais. A tarde foi longa. Depois de meia hora de descanso e reflexão voltaram para as Comissões para votarem as medidas que iriam levar, no dia seguinte, para o debate. No final do dia, após um breve momento cultural na Sala do Senado, as delegações foram transferidas para o hotel onde o trabalho continuou.

No segundo dia (7 de maio), após a chegada das delegações à Assembleia da República, os jovens deputados assistiram a discursos do Presidente da Assembleia da República (José Pedro Aguiar Branco) e da Presidente da Comissão de Educação e Ciência (Manuela Tender) na Sala das Sessões (Plenário). De seguida, chegou a hora de colocarem as perguntas preparadas aos respetivos Deputados da Assembleia República:

AD- Ângela Almeida

PS- Miguel Matos

Chega- Rita Matias

Iniciativa L.- Rui Rocha

PCP- Paula Santos

Livre- Isabel Mendes Lopes

CDS PP- Paula Lúcio

PAN- Inês Sousa Real

No final do debate, seguiu-se a foto de grupo da praxe. Era a hora do almoço. Urgia recarregar energias para que, na parte da tarde, fossem assistir a uma conferência de imprensa na Biblioteca Passos Manuel. Acabada a conferência, voltaram a reunir-se no Plenário, para concluírem os debates e também para realizarem a votação final da recomendação à Assembleia da República. Para encerrar esta tão bela Sessão Nacional, os deputados do ciclo da Guarda receberam, cada um deles, um diploma de participação.

Para além destes intervenientes, os jornalistas também tiveram um papel importante nesta Sessão Nacional, acompanhando, no primeiro dia, os trabalhos de comissões e, no segundo, os trabalhos de debates e votações dos deputados. Além disso, ainda tiveram a oportunidade de fazerem entrevistas e perguntas a diversos deputados (as) da Assembleia da República. Como jornalista do círculo da Guarda, entrevistei a Senhora Deputada Dulcineia Catarina Moura (Aliança Democrática), que aceitou receber-me. Caraterizou-se a si própria como sendo uma mulher do interior que pertence ao distrito da Guarda. Referiu que é economista, professora do ensino superior numa Faculdade do Porto e também que está ligada a uma Associação de Desenvolvimento Regional – “Territórios do Côa”. Para além disso, disse que defende a participação dos jovens neste género de iniciativas que julga serem imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e até profissional.     Além desta conversa com a Deputada da AD, participei numa conferência de imprensa com a Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Manuela Tender, na Biblioteca, onde esta respondeu a algumas questões. Das suas declarações destaco o momento em que afirmou que “… e é muito importante que haja uma participação ativa crítica por parte da sociedade civil, seja em grupos organizados como associações de jovens, associações de estudantes…”

Na generalidade, todos os que passaram pela Assembleia da República, durante estes dois dias, com certeza que absorveram imensos conhecimentos e experiências únicas.

Lisboa2

 Ema Duarte

Círculo Eleitoral da Guarda (Escola Secundária de Gouveia)

Edição 2023/2024 | Básico

laranja Vermelho Azul Verde Roxo