Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

“VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: caminhos para uma escola plural e participativa.”

lisboa24 

Por vezes, precisamos chegar ao fim para que todo o percurso ganhe sentido.

Quantas tardes de quarta-feira, quantos almoços a correr, quantas horas de debate, propostas que se abandonaram, ideias que renasciam das cinzas, argumentação reestruturada…! Tudo valeu a pena porque, chegados aqui, todo o caminho ganhou mais sentido.

Primeiro, a Sessão Escolar, depois a Sessão Distrital e, finalmente, a Sessão Nacional, lá na Assembleia da República, em Lisboa, nos dias 27 e 28 de maio, naqueles lugares míticos, habitualmente ocupados pelos nossos ilustres deputados, formalmente eleitos para conduzirem os desígnios do nosso País, isto é, das nossas vidas.

Agrupamento de Escolas de Gouveia:

Deputado Simão Oliveira (12º ano D) – Porta-voz do Distrito da Guarda;

Deputado Diogo Viana (12º ano A);

Jornalista Francisca Lopes (10º A).

Foi com eles que nos fizemos representar naquele hemiciclo repleto de jovens deputados de todo o Continente, das Regiões Autónomas, da Europa e de fora da Europa, jovens cheios de ideias e de vontade de mudar o mundo. Rapazes e raparigas vestidos a rigor, com ar de adultos para parecerem mais velhos e serem levados a sério nas suas intervenções.

Na segunda-feira, os jovens reuniram-se em comissões e debateram os seus Projetos Distritais. No dia seguinte, na sessão plenária, os jovens deputados aprovaram o Projeto de Recomendação Final a apresentar à Assembleia da República.

Os jornalistas tiveram uma agenda de trabalho própria, que incluiu o acompanhamento das reuniões das comissões e do Plenário e ainda uma conferência de imprensa.

Os professores assistiram aos trabalhos nas galerias.

Qualquer cidadão interessado pode assistir em direto, através do canal Parlamento – ARTV ou pelo Facebook do Parlamento dos Jovens.

O transporte, refeições e alojamento foram devidamente assegurados pela Assembleia da República.

Foi bom ouvi-los, acompanhar-lhes os sonhos toldados de esperança e traduzidos em palavras, em discursos ditos com emoção naquela hora de exposição pública. Alguns arrancaram salvas de palmas ao verbalizarem sentimentos e desejos coletivos. Outros, os mais tímidos, não chegaram a ter força para levantarem a mão e dizerem o que sentiam. Foi pena! Todos os que ali estavam saíram vencedores de um longo percurso feito durante o ano letivo e não foram esquecidos aqueles que, em cada escola, em cada distrito, trabalharam e enriqueceram os projetos, mas, não foram escolhidos.

Durante dois dias, muitos foram os contactos com os senhores deputados de diversos partidos, com jovens deputados participantes, com professores, funcionários da Assembleia ou mesmo conversas inusitadas com funcionários do catering.

No final, cansados, mas orgulhosos das suas prestações, alguns prometeram a si próprios que um dia haveriam de ali voltar, mas então como deputados a sério.

A professora:

Mª de Jesus Prata Machado

laranja Vermelho Azul Verde Roxo