A Península de Peniche é um dos locais mais procurados para o estudo da Geologia. A sua paisagem, composta por uma sucessão de camadas (estratos), é o resultado da transformação de sedimentos ao longo de milhões de anos. O perímetro da península é constituído por rochas sedimentares carbonatadas que materializam um registo contínuo de um período da história da Terra compreendendo grande parte do Jurássico Inferior (Duarte y Soares, 2002). Soma-se a este registo excecional, a alta qualidade dos afloramentos, que exibem grande variedade litológica e paleontológica, bem como de estruturas sedimentares e de processos geológicos diversos, e um enquadramento paisagístico, social e cultural, singulares. |
Em termos de património geológico, destaca-se o GSSP ( Prego Dourado) do Toarciano (Elmi, 2006), um local com valor internacional. Mas a qualidade do registo não se limita a este facto, somando-se um dos mais belos miradouros sobre o Atlântico.
Os alunos mostraram-se sempre muito interessados, durante a visita, com o reconhecimento do registo de acontecimentos e de seres vivos que aqui viveram há muitos milhões de anos.
Um agradecimento muito especial ao professor Francisco Félix pela lição extraordinária que nos proporcionou.
Os professores: Manuel Mateus e Rogério Figueiredo