Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Orçamento Participativo das Escolas 2024

opei2024

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos cimeiros fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.

Nesta edição do OPE-Inclui, que mantém a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e bem-estar, as escolas são desafiadas a propor projetos que, no contexto dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, mostrem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva, pode promover a inclusão, sobretudo dos mais vulneráveis.

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o OPE-Inclui configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.

Durante o mês de fevereiro, os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário podem apresentar uma ideia ou uma proposta de melhoria que queiram ver implementada na escola.

A tua proposta pode ser apresentada individualmente ou em grupo (máximo de 5 estudantes) e tens que recolher o apoio de, pelo menos, 5% dos alunos que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e/ou secundário da escola (Escola Secundária – 24 subscritores; EB de Vila Nova de Tazem – 3 subscritores). O apoio deve ser anexado à candidatura e, para isso, os teus apoiantes têm que que ser claramente identificados pelo nome, número de estudante e assinatura.

Para participar deves escrever um texto com a tua ideia, com um máximo de 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa. Em seguida, apresentas a tua candidatura na página do OPE, em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html ou entregas em papel na secretaria da tua escola até ao dia 29.02.2024. Para isso, podes fazer o download do formulário de proposta e da respetiva lista de subscritores a partir do sítio da internet do AEG.

Findo o prazo de apresentação de propostas, estas serão divulgadas e debatidas até ao dia 19.03.2024. A votação decorrerá no próximo dia 21.03.2024 nos bares das escolas.

O valor do orçamento participativo é de 500 Euros por escola, valor que não pode ser ultrapassado na proposta a apresentar.

Participa e deixa a tua marca!

Calendarização. Ver

Formulário de apresentação de propostas. download

Lista para subscritores na proposta. download

Sitio do OPE. ver

Resultados - ver

OPE2024 Banner 600x750


laranja Vermelho Azul Verde Roxo