Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Semana da Cultura Científica 2023

Semana da CS

botao-ver-video

       Na semana de 20 a 24 de novembro decorreu no Agrupamento de Escolas de Gouveia a 9.ª edição da Semana da Cultura Científica, por iniciativa da área disciplinar de Física e Química, com a colaboração da Biblioteca Escolar, das áreas disciplinares do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, dos Clubes Ciência Viva e do Clube da Matemática. Esta comemoração desenrola-se sempre na semana que inclui o dia 24 de novembro, que desde 1996 é o Dia Nacional da Cultura Científica, em homenagem ao divulgador de ciência/poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão, que nasceu nesta data.

     Nesta edição, houve diversas exposições nos átrios, na biblioteca e em alguns corredores; estiveram em curso várias atividades dinamizadas dentro e fora da sala de aula, no laboratório e também na biblioteca; decorreu a 6.ª edição da Palestra “Cientistas entre nós”, com quatro ex-alunas do agrupamento com carreiras promissoras em áreas científicas: Ana Teresa Fonseca, Jacinta Manta, Francisca Perfeito e Catarina Cunha Santos.

     Tendo por base a Exposição “Medir o tempo, medir o mundo, medir o mar”, foi levada a cabo uma atividade STEAM em que os alunos de 7.º ano construíram e decoraram um instrumento que lhes permitiu efetuar a medição do diâmetro do Sol.

      Como forma de marcar e vincar, na comunidade, o cientista/poeta homenageado, nesta semana, foram efetuadas diversas atividades e exposição na Biblioteca sobre o Rómulo de Carvalho/António Gedeão.

     Os alunos de 12.º ano que frequentam a disciplina de Física presentearam a comunidade escolar com uma magnífica exposição de cartazes com biografias de cientistas, intitulada “Mulheres notáveis na Física”.

      Na Escola Básica de Vila Nova de Tazem, o Clube CCV 4 All dinamizou, com a colaboração dos alunos do 9.º E, a atividade Laboratório Aberto, tendo recebido os alunos dos 5.º e 6.º anos para realizarem diversas experiências intrigantes e desafiantes! Para além disso, este Clube organizou uma exposição no átrio, denominada “Mãos na massa”, em que os alunos de todas os ciclos podiam manusear objetos, instrumentos, desafios óticos e surpreender-se com a ciência.

      O Clube de Matemática elaborou um cartaz com o Sistema Solar em notação científica e diversos marcadores com informações sobre os diversos planetas. Estes trabalhos estiveram expostos e os marcadores foram oferecidos aos alunos de 7.º ano e aos professores.

      O CCV_Lacerta montícola, da área disciplinar de Biologia e Geologia, dinamizou a vinda da Feira de Minerais que esteve na escola básica e na escola secundária de Gouveia. Para além disso, promoveu uma exposição de fotografia “A Luz da Estrela” de Manuel Ferreira com imagens lindíssimas da Serra da Estrela, assim como uma palestra com alunos da Escola Secundária, onde foi exibido o documentário "A Luz de Estrela"

      A cada ano que passa, se verifica uma maior adesão de participantes, de áreas disciplinares, de clubes, de professores e de alunos! Esta comemoração que começou há 9 anos, timidamente pela área disciplinar de Física e Química, com uns poemas lidos na sala, umas experiências e uns filmes de teor científico, é hoje uma comemoração de referência que tanto nos orgulha e enriquece o nosso Agrupamento. Um agradecimento a todos os envolvidos que tornaram todo este trabalho possível!


Foi uma semana em que a Ciência foi protagonista e esteve presente em todos os recantos escolares!

A Coordenadora do CCV 4 All Carla Borges

laranja Vermelho Azul Verde Roxo