Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

O Agrupamento de Escolas de Gouveia na final nacional do Concurso de Ideias Mini COP – Viagem pelo Clima

 

minicoop 

No dia 22 de novembro, a equipa “As 5 mosqueteiras”, constituída pelas alunas Carolina Terra, Inês Lágeo, Mafalda Ferreira, Maria Clara Lima e Raquel Ramos, todas do 9.º D, esteve presente na final nacional do Concurso de Ideias Mini COP – Viagem pelo Clima, realizada em Lisboa. Depois de terem vencido a fase municipal, as alunas apresentaram e defenderam a sua ideia, bem como as suas vantagens e inconvenientes e foram avaliadas por um júri nacional.

A ideia apresentada a concurso e votação, intitulada “Combater a Desflorestação”, propõe a criação de uma aplicação para smartphone para guardar as faturas das compras efetuadas em lojas aderentes, com o objetivo de minimizar o uso do papel das faturas e talões impressos. Uma App, todas as faturas!

Depois de uma brilhante apresentação e defesa da ideia, muito elogiada pelo júri e por inúmeros participantes no evento, desde alunos e professores de outras escolas até pessoas ligadas à organização, foi conhecida a ideia vencedora e que tornará Portugal um país mais sustentável. Infelizmente, “As 5 mosqueteiras” não venceram, mas isso não retirou brilho à sua apresentação e defesa perante o júri nacional. A equipa “Girassol”, da Escola Básica D. Afonso III, de Faro, foi a vencedora – os nossos parabéns!

Parabéns, igualmente, às “As 5 mosqueteiras”, que dignificaram o nosso Agrupamento, o Município de Gouveia e toda a região.

Fica, por último, um agradecimento a todos os alunos que participaram no concurso, aos professores que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso da atividade, assim como ao Município de Gouveia pelo incondicional e permanente apoio prestado.

Os nossos alunos revelaram uma grande sensibilidade para a cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, o que nos faz acreditar num futuro melhor para todos.

                  Obrigado pelo empenho!

 

O professor responsável

Carlos Dias

laranja Vermelho Azul Verde Roxo