Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Mini COP - AEGouveia na fase nacional em Lisboa

Mini Coop A equipa “As 5 Mosqueteiras” destacou-se no Concurso Ideias Mini COP – Viagem Pelo Clima  
 
A equipa "As 5 Mosqueteiras", da Escola Secundária de Gouveia foi a vencedora do concurso de Ideias Mini COP Escolar, do projeto A Viagem Pelo Clima.
 

 

Assim e após terem sido apuradas em votação escolar, as melhores propostas apresentadas pelos alunos do 9.º ano das escolas E. B. 2,3 de Vila Nova de Tazem, Instituto de Gouveia - Escola Profissional e Escola Secundária de Gouveia, foram submetidas a nova votação, desta vez municipal, resultando vencedoras as ideias “Reutilização de Água” e “Combater a Desflorestação”, ambas da equipa “As 5 Mosqueteiras”, da Escola Secundária de Gouveia.
 
A proposta idealizada pelas vencedoras para o concelho de Gouveia passa, desta forma, pela “Reutilização de Água”, nomeadamente da chuva, nos domínios do edifício escolar, combatendo o desperdício deste precioso bem, enquanto que, a nível nacional, elas ambicionam “Combater a Desflorestação”, promovendo ações que contenham o abate de árvores, incitando ao reflorestamento e arborização.
 
Os resultados da votação das ideias vencedoras foram hoje conhecidos e prometem ajudar a tornar mais sustentável o país e cada um dos 7 municípios envolvidos no projeto: Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira, Portimão e Viana do Castelo.
 
A próxima fase contempla um desafio de âmbito nacional – Mini COP Nacional, a decorrer no próximo dia 22 de novembro, em Lisboa, em que os vencedores de cada município são convidados a defender a sua ideia, expondo as suas vantagens e desvantagens perante um júri nacional, de modo a encontrar-se a proposta vencedora.
 
O evento termina com a divulgação da equipa que melhor conseguir defender a sua tese e com a respetiva entrega de prémios.
 
Será também nesta fase que os participantes da Viagem pelo Clima exporão as conclusões da sua experiência, incluindo a Equipa Terra, que, tendo vencido a competição “rumo à neutralidade carbónica”, terá, ainda, a oportunidade de participar na COP 28, no Dubai, em dezembro, onde, entre outras coisas, apresentará os resultados da Mini COP.
 
Um prémio que lhes permite estar presentes nesta conferencia anual de extrema importância, onde delegados de todos os países, especialistas e negociadores se reúnem para criar acordos capazes de responder às alterações climáticas.
 
Assim, e apesar dos passos que se têm dado no caminho da descarbonização, é fundamental que continuem a ser desenvolvidas ações e iniciativas que contribuam para incutir na sociedade, a começar pela comunidade escolar, a responsabilidade e o impacto que cada um pode ter na proteção e sustentabilidade do planeta.  
Num projeto comum, em que tenhamos a noção clara que as escolhas diárias de cada um podem assumir-se como consequências drásticas no futuro de todos.
 

#viagempeloclima #coolerworld #sustentabilidade #fundoambiental

laranja Vermelho Azul Verde Roxo