Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

O AEG esteve presente na Sessão Nacional do Concurso “Parlamento dos Jovens 2022/2023”

GIF parlamento

Esta notícia não surpreende porque já se vem tornando um hábito, mas a verdade é que os nossos alunos se esforçam e se preparam com tempo e com garra para este desafio anual, uma atividade extracurricular que seduz particularmente aqueles que compreendem que, a par dos conhecimentos que levam para a vida, são de extrema importância as competências que desenvolvem no Ensino Secundário.

Neste contexto, trabalhamos a leitura, pesquisa de informação, organização de dados (para fundamentar propostas) e a capacidade argumentativa (para a defesa do nosso Projeto).

Este ano, o tema foi, como se sabe, de extrema relevância: A Saúde Mental nos Jovens.

Na Sessão Escolar, foram apresentadas propostas diversas, umas mais interessantes do que outras. Com base nelas, criámos o Projeto que defendemos na Sessão Distrital (realizada na Guarda) com os quatro alunos eleitos para esse efeito. Depois de votações para alterações e aditamentos, elaborou-se o Projeto final a levar à Sessão Nacional e votaram-se as três escolas representantes do distrito da Guarda. Foi aí que o AEG saiu vencedor com a Escola da Sé da Guarda e a Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo. O aluno mais votado para porta-voz do distrito foi o nosso aluno finalista André Ferreira. A acompanhá-lo estiveram Simão Oliveira e o professor António Machado, representantes do nosso Agrupamento.

A 29 e 30 de maio, foi possível ver em direto, na Assembleia da República, uma moldura humana muito jovem, entusiasta de ideias que eles acreditam poderem ajudar a combater o problema em discussão. Mais do que um debate de ideias foi um experienciar de momentos, situações imprevisíveis, contactos pessoais inimagináveis ou mesmo concretizar o sonho de ocupar um lugar naquele hemiciclo, desejando voltar um dia mais tarde noutra função - cidadania pura, como diria o Presidente da Assembleia da República no discurso de receção aos jovens.

A equipa da Guarda contou com o caloroso acolhimento dos deputados eleitos pelo distrito: Cristina Sousa, António Monteirinho (na foto) e João Prata.

Acompanhámos todo o percurso de construção desta experiência que envolveu muitos mais alunos e, juntos, criámos laços de amizade que ficam para a vida. Tal como em anos anteriores, sofremos com eles, vibrámos com e por eles. Vale a pena Ser Professor! No próximo ano voltaremos. Estão desde já convidados todos os nossos alunos!

 

As Coordenadoras:

Mª de Jesus Machado

Rosa Maria Costa

laranja Vermelho Azul Verde Roxo