Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

“A Ciência na 3.ª idade”

ccv4-mini

No dia 20 de março de 2023, decorreu a primeira sessão da atividade “A Ciência na 3.ª idade”, dinamizada pelo Clube de Ciência Viva - CCV 4 All. Tal como sugere o nome do Clube, a sua ação prevê levar a Ciência a todos os públicos!

Descrição destas atividades: Numa perspetiva hands-on os idosos/utentes das instituições parceiras realizam atividades experimentais em que serão reportados para memórias de produtos e materiais do seu passado, apresentados agora numa perspetiva lúdico-científica. Algumas das atividades poderão ser um complemento ao serviço de psicologia, no que concerne à estimulação cognitiva dos utentes e à utilização de jogos e brinquedos científicos. Estas atividades serão orientadas por alguns alunos do 3º ciclo, com a supervisão da(o)s docentes de Físico-Química

Os objetivos desta atividade são:

  • Promover o contacto entre gerações diferentes;
  • Divulgar a ciência e a experimentação, numa perspetiva lúdica e de estimulação cognitiva.

Nesta sessão, os Utentes da Casa de Repouso São Julião tiveram a oportunidade de relembrar as suas práticas agrícolas e de aprender um pouco de ciência. Os alunos de 8.º ano auxiliaram os idosos em práticas experimentais como a decantação, a filtração e a medição do pH de um solo. Analisaram o efeito da cinza e de um adubo na acidez/basicidade do terreno. Perceberam que antigamente faziam essas práticas, mas sem saber bem porquê!

Foi fascinante ver o entusiasmo com que realizaram as tarefas e o espanto inocente quando viam a água sair transparente no decurso da filtração! Usar o papel indicador universal e analisar as cores para descobrir o pH foi outro momento impactante.

As docentes do Clube CCV 4 All, Carla Borges, Graça Oliveira e Helena Figueiredo, agradecem aos alunos voluntários do 8.º ano, a disponibilidade e o empenho, e aos utentes e dirigentes da Casa de Repouso por terem sido tão bem recebidas!

laranja Vermelho Azul Verde Roxo