Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Visita de Estudo - Peniche

colagem-visita


A Visita de Estudo dos alunos das turmas A e B do 11º ano à península de Peniche, no âmbito da Geologia e superiormente guiada pelo professor Francisco Félix da ES de Peniche e professor do ano 2022 da Casa das Ciências, decorreu conforme esperado.

Os alunos, sempre muito atentos às explicações que lhes iam sendo fornecidas e ao mesmo tempo que procediam ao registo de informação relevante, responderam sempre aos desafios que lhes eram colocados, contribuindo para o dinamismo da Visita.

Foram observadas evidências: da recente evolução de ilha de Peniche para península; da existência (no passado) de atividade vulcânica; da ação erosiva costeira diferencial e a formação de “Limbos”; da marcação com um Prego Dourado na Ponta do Trovão assinalando o Global Boundary Stratotype Section and Point (GSSP) do Pliensbaquiano-Toarciano (Jurássico Inferior), colocado pela International Commission on Stratigraphy da International Union on Geological Sciences; do modelado e da diversidade sedimentar e do seu rico conteúdo fossilífero (braquiópodes, belemnites, amonites, corais, gastrópodes, crinóides (Pentacrinus penichensis (Loriol, 1890), …); dos efeitos do falhamento paralelo responsável pela formação dos diversos “Carreiros”; etc.

Alguns aspetos ligados à cultura local foram também abordados e observados, como a história do naufrágio da nau San Pedro de Alcântara do Reino de Espanha a 2 de fevereiro de 1786, o seu painel explicativo e o memorial em memória dos náufragos, e ainda a forma como os locais foram ocupando o território e construindo os seus bairros, tendo sido percorrido a pé o icónico e labiríntico “Bairro de Visconde”.

É de inteira justiça voltar a realçar que, mais uma vez, o professor Francisco Félix foi determinante para o sucesso da Visita, pois que sem a sua prestimosa disponibilidade e contribuição esta não teria a mesma qualidade. Mais uma vez, o nosso “bem haja”.

Os professores Mª Teresa Gomes e Mário César Figueiredo

laranja Vermelho Azul Verde Roxo