“O medo está na base de todas as formas de exclusão, tal como a confiança está na génese de todas as formas de inclusão.” Jean Vanier O Decreto-Lei nº54/2018 de 6 de julho, em vigor desde setembro do mesmo ano, prevê levar a escola regular a todas as crianças e jovens em idade escolar obrigatória. Digamos, a propósito, que este suporte legal se encontra imbuído no altruísmo de uma verdadeira inclusão. Embora ainda tenhamos muito caminho a percorrer é inegável a evolução diacrónica rumo à construção de um mundo mais inclusivo. |
O Agrupamento de Escolas de Gouveia tem vindo a pautar-se pelos bons princípios, num crescendo positivo de ações e compromissos que se têm constituído como alavanca na construção de um futuro mais sustentável, transformador e inclusivo, compreendendo e potencializando o que de melhor existe em todas e em cada uma das crianças e jovens com deficiência, que connosco partilham o seu quotidiano.
Cabe a cada um de nós, enquanto cidadãos ativos e idóneos, assegurar os seus direitos! Desta feita ficaremos, concerteza, mais próximos do sentimento de equidade e com a aceitação de que todos podem caminhar: na vanguarda, ao nosso lado ou mesmo na retaguarda! Importa, sem dúvida, reconhecer que “Somos diferentes em talentos e possibilidades…” e capazes de ver além do preconceito!
Área Disciplinar de Educação Especial