Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Sessão “Dormir bem para melhor acordar”

 geral-sono

No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, sob o tema “Os cientistas vão à Escola”, para o 3º CEB, decorreu no dia 30 de abril uma sessão acerca da importância do sono, para Pais/Encarregados de Educação, realizada por videoconferência. As cientistas convidadas, Dra. Maria Helena Estevão e Dra. Catarina Almeida, são investigadoras da Associação Portuguesa do Sono & Grupo de Neuroendocrinologia & Envelhecimento e Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

O sono é essencial para o bem-estar físico, mental e para uma vida saudável do ser humano. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os adolescentes necessitam de cerca de 9 a 10 horas de sono por dia, necessidades que vão diminuindo ao longo da adolescência. Contudo, atualmente os adolescentes dormem muito menos.

Assim, considerando que o défice de sono pode ter graves consequências na saúde, desenvolvimento e rendimento escolar dos adolescentes e considerando, igualmente, que esta é uma crescente preocupação da comunidade escolar face aos novos desafios que a atualidade lhe coloca, esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar os Encarregados de Educação para a importância de um sono regular e de boa qualidade dos seus educandos.

Na sessão, destacou-se a importância do sono, razão pela qual o ser humano passa um terço do dia a dormir, o impacto da privação do sono na saúde a curto e longo prazo, a importância de uma boa higiene do sono e o impacto de certos comportamentos, como o uso excessivo de tecnologias, na qualidade e função do sono. Foram apresentadas ainda algumas dicas práticas para uma boa noite de sono.

Esta sessão pautou-se pela qualidade científica, pela clareza da apresentação e pela disponibilidade manifestada pelas oradoras nas respostas às diversas questões colocadas pelos Encarregados de Educação.

Agradecemos a participação dos Encarregados de Educação, que compareceram em número significativo, e a dinâmica e interação que ofereceram à sessão.

Por último, agradecemos a excelente comunicação da Dra. Maria Helena Estevão, Médica Pediatra especialista em medicina do sono (Associação Portuguesa do Sono) e da Dra. Catarina Almeida, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (Universidade de Coimbra) e a generosa partilha de conhecimento.

 

Os coordenadores da AFC 3º CEB do AEG

Carlos Dias e Sílvia Louro

flyer

O sono é essencial para o nosso bem-estar físico, mental e para uma vida saudável. Atendendo a que “bem-estar”,  “qualidade de vida” e “organismo em equilíbrio” são conceitos explorados em algumas disciplinas, no 3º CEB, com o objetivo de sensibilizar os Encarregados de Educação, para a importância de um sono regular e de boa qualidade dos seus educandos, será realizada uma sessão intitulada “Dormir bem para melhor acordar”, para Pais / Encarregados de Educação por videoconferência, às 18h30 do dia 30/04/2021.  

 

Serão abordados os seguintes tópicos: 

- A importância do sono; 

- Impacto da privação do sono na saúde a curto e longo prazo; 

- Importância de uma boa higiene do sono; 

- Impacto de certos comportamentos, como uso excessivo de tecnologias, na qualidade e função do sono; 

- Dicas para uma boa noite de sono. 

A dinamizar pelo Grupo de investigação e Instituto: 

Associação Portuguesa do Sono & Grupo de Neuroendocrinologia & Envelhecimento, Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra. 

Duração: 

30 a 45 minutos 

A plataforma a utilizar será a ZOOM e o link de acesso será enviado para os emails indicados pelos Pais / Encarregados de Educação. A sessão é extensível aos seus educandos.

 

laranja Vermelho Azul Verde Roxo