Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Dia da Europa

Hoje, dia 9 de maio, celebramos o dia da Europa, festeja-se a Paz e a Unidade no Continente Europeu. O Agrupamento de Escolas de Gouveia, enquanto escola candidata a Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, está unido a esta celebração.

Todos os anos, no Dia da Europa, se assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman. Esta declaração, proferida em 1950, em Paris, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, Robert Schuman, traduziu a visão de uma nova forma de cooperação política na Europa que implicaria a integração económica dos Estados-Membros.

Portugal assinou o tratado de adesão às Comunidades Europeias em 12 de junho de 1985, tornando-se Estado-membro das Comunidades Europeias a 1 de janeiro de 1986. Celebramos 34 anos de participação de Portugal na atual União Europeia.

O Dia da Europa, em 2020, comemora-se nas instituições europeias de portas abertas. Este ano tem lugar a 9 de maio - em Bruxelas e Luxemburgo; e 17 de maio - em Estrasburgo, se não houver alteração devido ao contexto de pandemia.

Visite hoje o canal YouTube do Parlamento Europeu, onde acontecerá o projeto “Rewind”, pensado para transmitir uma mensagem de coesão, cooperação e resiliência face ao período difícil que o mundo atravessa.

Pesquise, por exemplo, as 10 medidas que as instituições europeias estão a promover para abrandar o impacto do surto da COVID-19, através da proteção das pessoas e da economia e da promoção da solidariedade.

Como sabe, nós somos, simultaneamente, cidadãos portugueses e europeus, o que nos dá um conjunto de direitos e de deveres.

Precisamos de formar a nossa dupla identidade. Ler, pesquisar, dialogar, debater, viajar… junta-te ao Projeto.

Informa-te na Biblioteca Escolar.

Agenda completa das celebrações do Dia da Europa neste link: Agenda Dia da Europa

Testa os teus conhecimento sobre a Europa, através do seguinte link:

https://europa.eu/learning-corner/lets-explore-europe_pt  


laranja Vermelho Azul Verde Roxo