Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Orçamento Participativo das Escolas 2022

LOGO COR-03

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar. Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos cimeiros fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão. Nos próximos dois anos letivos o OPE-Inclui, tematicamente direcionado para a inclusão, configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.

No contexto do “OPE- Inclui”, deverão os alunos apresentar propostas que relevem, nomeadamente, para Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo

Esta tua proposta, pode ser apresentada individualmente, por um estudante proponente, ou em grupo, por um máximo de 5 estudantes proponentes e deverá ser apoiada por 5% dos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (25 alunos), que frequentem a escola, sendo claramente identificados pelo seu nome, número de estudante e assinatura.

Para apresentares a proposta, deves fazer o download do formulário de proposta e da lista de subscritores da mesma que se encontram do sitio da internet do AEG, em www.esgouveia.pt, no menu OPE, ou diretamente através do site https://opescolas.pt/inscricao.

Após preenchimento do formulário e lista de subscritores assinada (pelo menos 25 assinaturas), deves entregar nos serviços administrativos, área de alunos, ou enviar por mail para o endereço Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Vindo o prazo de apresentação de propostas, estas serão divulgadas e debatidas, sendo colocadas à votação no próximo dia 24 de março (dia do estudante).

A medida é financiada em 500 Euros pelo Ministério da Educação e 150 Euros pelo Agrupamento, perfazendo um total de 650 Euros, valor este que não pode ser ultrapassado na proposta a apresentar.

Participa, deixando a tua marca.

Calendarização. ver

Formulário de apresentação de propostas. download

Lista para subscritores na proposta (colocar CC). download

Sitio do OPE. ver

OPEscolas2022 Cartaz-mini

laranja Vermelho Azul Verde Roxo