Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Espaço Jovem

Gabinete de apoio ao adolescente e jovem “Espaço Jovem”       


A saúde e o bem-estar dos jovens são, hoje, entendidos como elementos chave do desenvolvimento humano, pelo que têm sido desenvolvidas numerosas iniciativas centradas na promoção da saúde e na prestação de cuidados a adolescentes.

Os problemas da juventude não se geram isoladamente, constituem em grande parte a manifestação das dificuldades globais da sociedade em que se inserem. Sendo os estilos de vida uma construção cultural, é necessário apoiar práticas culturais que favoreçam condutas promotoras de saúde. A participação dos jovens em programas e projetos de saúde são elementos chave na promoção e difusão destas condutas.

Os vários profissionais trabalham em parceria, na medida em que, por vezes, existem situações que requerem a avaliação da equipa multidisciplinar.

Este é um espaço para aconselhamento e promoção da saúde dos adolescentes e jovens nas áreas da sexualidade, consumo de substâncias, alimentação, apoio psicológico, apoio social, entre outros. Funciona próximo das escolas, e tem como princípios o atendimento personalizado, desburocratizado e gratuito que valoriza a privacidade, confidencialidade e a acessibilidade.

O “Espaço Jovem” tem como objetivo ir de encontro às necessidades dos adolescentes e jovens que aí recorram, criando um ambiente de proximidade, empatia e confiança, tendo sempre por base as Orientações Estratégicas do Plano Nacional de Saúde.

População alvo

  • Adolescentes e jovens entre os 11 e os 25 anos que frequentem todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Gouveia (Agrupamento Escolas Gouveia) além de todos os incluídos nesta faixa etária, mesmo não se encontrando a estudar.

Objetivo geral

  • Favorecer a aquisição, pelos jovens, de competências sociais e cognitivas que funcionem como fatores de proteção de saúde encorajando o pensamento independente, treinado as pessoas a formar a sua própria opinião e a sustentá-la face à pressão dos pares.

Objetivos específicos

  • Contribuir para a promoção de estilos de vida saudáveis;
  • Contribuir para a prevenção de problemas de saúde ligados aos estilos de vida;
  • Facilitar o acesso ao espaço de aconselhamento pelos jovens.

cartaz-ejovem

laranja Vermelho Azul Verde Roxo