Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

"Sentir a diferença"

sentir-diferenca

Foi desta forma que o Agrupamento de Escolas de Gouveia assinalou o “Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência”. Este comemora-se anualmente, a 3 de dezembro, desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Esta comemoração tem como objetivo despertar atenções e motivar para a defesa dos direitos e bem-estar destas pessoas.

O dia comemorativo apela, anualmente, a um tema específico que “inspira” as atividades desenvolvidas. Em 2016, o tema sugerido foi: “Alcançando 17 metas para o futuro que queremos” e atenta aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da O.N.U. e com os quais se prevê potenciar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas “ diferentes”.

Digamos pois que, hoje e sempre, importa consciencializar e motivar para uma ação pró-ativa que sustente uma sociedade inclusiva atenta que elimine barreiras físicas e atitudinais, onde o respeito pela diferença e a igualdade de oportunidades se constituam, cada vez mais, uma realidade.

“Sentindo a diferença” foi um momento de sensibilização, onde crianças e jovens das nossas escolas tiveram oportunidades de vivenciar e sentir o que seria o “seu mundo” na ausência de um dos sentidos - a acuidade visual.

laranja Vermelho Azul Verde Roxo