¡Hola! ¿Qué tal?No passado dia 22 de abril, deslocou-se à nossa Escola um grupo de cerca de 30 alunos espanhóis da Escola de Albuquerque (Badajoz), acompanhados pela diretora do estabelecimento e por mais três professores. Estes alunos, que aprendem a língua portuguesa há alguns anos, visitaram a nossa Escola para aprofundar os seus conhecimentos de português e confraternizar com os alunos portugueses que aprendem espanhol (10º A, B, C e 12º D).
Depois de alguma vergonha e constrangimento iniciais, rapidamente todos se puseram a “hablar”, tendo existido um efetivo convívio e camaradagem entre todos… Apresentaram-se, visitaram a Escola, trocaram contactos, conversaram (meio em espanhol, meio em português e com muito “portuñol” à mistura!), mostrando que, onde quer que estejam e seja em que língua for, os adolescentes e jovens naturalmente se entendem! Os risinhos e as conversas animadas depressa ecoaram pelos cantos da Escola!
Os professores visitantes e a diretora trocaram impressões valiosas e relevantes sobre o sistema de ensino nos dois países com a professora de Espanhol e com o diretor da nossa Escola. Foi uma troca de ideias interessante e profícua! Apesar dos meios tecnológicos que os alunos espanhóis têm ao seu dispor (um computador para cada um na sala de aula, quadros interativos nas salas, impressoras 3D…), não deixaram de admirar as instalações e meios da nossa Escola e colher algumas ideias para aplicar na sua (prémios de mérito, sistema informatizado de cartões…).
Durante a visita guiada às principais instalações e serviços da nossa Escola, não deixaram de admirar o que viam, registando fotograficamente os aspetos mais relevantes, colocando inúmeras questões, mostrando-se muito interessados e atentos e comparando tudo com a sua própria Escola. Seguidamente, realizaram uma divertida e interessante visita ao Museu da Miniatura Automóvel (o nosso obrigada à Câmara Municipal) e seguiram viagem!
Ainda este ano letivo, os alunos da nossa Escola retribuirão a visita e poderemos, então, não só treinar um pouco o nosso espanhol mas também comprovar como vai o ensino do português em terras de “nuestros hermanos”, comparando, assim, os dois sistemas educativos! ¡Hasta pronto!