Durante o mês de abril, esteve em curso a última campanha de pesquisa de asteroides, deste ano letivo. Nela participaram os alunos de Física de 12.º ano. Os resultados nacionais e internacionais da campanha de abril de 2024. Foram 552 deteções preliminares a nível mundial e 18 a nível nacional! Vamos fazer uma breve análise... se eram 24 equipas portuguesas dinamizadas pelo NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação) ... cada uma deve ter recebido 22 pacotes de imagens... perfaz 528 pacotes analisados em Portugal... desses todos, só em 18 é que foram detetados asteroides novos, com atribuição de descoberta para Portugal! Mostra que não é fácil ser agraciado com uma descoberta. Felizmente, no nosso Agrupamento isso já foi possível 6 vezes (3 no ano anterior e 3 este ano). |
Agradeço a disponibilidade da Sr.ª Professora Graça Oliveira, pois permitiu que a implementação desta atividade fosse possível. Agradeço o interesse e a vontade de querer proporcionar atividades inovadoras aos seus alunos pré-universitários... Até porque esta atividade é uma das referidas como inovadora no livro, recentemente lançado, do Projeto DICA (Divulgar, Inovar, Colaborar e Aprender)!
Agradeço também o empenho, resiliência em superar as dificuldades, o rigor e a responsabilidade no cumprimento dos prazos, por parte destes alunos!
Foi um gosto trabalhar com eles nesta missão de ciência cidadã!
Partilho a mensagem do Coordenador deste Projeto a nível nacional:
"Da minha parte, e de toda a equipa do NUCLIO, os nossos sinceros parabéns para os professores e alunos que participaram na campanha, lembrando que as descobertas são importantes, mas a consolidação das órbitas dos asteroides conhecidos é igualmente importante e merecedora do meu aplauso.
Um abraço para todas e todos!" Álvaro Folhas
“ad astra per aspera”
Carla Borges
(Coordenadora do Clube de Ciência Viva - CCV 4 All)