Em linguagem futebolística, utilizaríamos a conhecida expressão inglesa hat trick para nos referirmos à marcação de três golos pelo mesmo jogador num jogo de futebol; em espanhol, diremos um triplete o tripleta… De qualquer das formas, o importante é que os alunos de Espanhol do Agrupamento de Escolas de Gouveia marcaram um triplete “audiovisual e linguístico” no II Concurso de Vídeos promovido pela APPELE (Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira), tendo obtido, a nível nacional, os três prémios destinados aos alunos do Ensino Secundário. Se no ano passado, na primeira edição, tínhamos obtido um 2º lugar e uma menção honrosa, desta vez, o prémio é a triplicar!... |
A edição de 2024 foi dedicada à temática dos “Falsos Amigos”, ou seja, às palavras que se assemelham, quer na escrita quer na pronúncia, a palavras da língua portuguesa, tendo, contudo, um significado completamente diferente. Este tema, sempre tão presente na aprendizagem de uma língua, é bastante significativo, uma vez que pode levar à identificação errada dessas palavras, podendo causar interpretações incorretas ou verdadeiros equívocos, que podem ser simplesmente divertidos ou até mesmo embaraçosos e comprometedores… Nos nossos vídeos estão presentes alguns desses exemplos!...
Os vídeos, todos diferentes na abordagem da temática proposta, permitiram aos alunos não só pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de dois anos de aprendizagem da língua como também desenvolver a autonomia, o espírito crítico, a criatividade e a originalidade, já que toda a idealização, conceção, produção e realização dos mesmos foi da sua autoria, com o apoio e acompanhamento da professora. Além disso, os momentos de partilha, convívio e alegria entre todos demonstraram que também é possível aprender de forma lúdica e divertida.
Tendo concorrido com cinco vídeos, da responsabilidade dos alunos dos 11º A, B e C e de alunos do Clube de Espanhol (dos 11º e 12º anos), os trabalhos premiados foram:
1º - “La Canción de los Falsos Amigos” (Clube de Espanhol)
2º - “El Juego de la Oca de Los Falsos Amigos” (Clube de Espanhol)
3º - “Las Gomas y los Osos” (11º A + C)
Os vídeos não premiados, igualmente divertidos e interessantes, são o resultado do empenho e intenso trabalho dos alunos, que também estão de parabéns!
“Juegos Verdaderos para Falsos Amigos” (11º B)
“El Mejor Restaurante para Aprender Español” (11º A + C)
De salientar que os prémios atribuídos são livros e jogos para a escola, o que contribuirá para enriquecer o material de trabalho e a aprendizagem da disciplina. Os mesmos serão enviados para a Escola, realizando-se uma sessão de consagração dos vencedores, on-line, no dia 31 de maio, sendo o link oportunamente divulgado. A professora tem também um pequeno regalo para cada aluno como recuerdo destes momentos!
Muchas Gracias y Enhorabuena a todos os alunos participantes pela sua entrega, empenho e dedicação na realização deste trabalho. Gracias também por aceitarem este tipo de desafios e contribuírem para uma aprendizagem mais ativa e dinâmica da língua castelhana. ¡Hasta Pronto!
A professora de Espanhol
Helena de Melo Carvalho