Escolas de Gouveia

logo-face2  Twitter logo 2012 logo-aegradio1 logo-youtube2

 

 

 

LOGO-MINI logo-eco logo-eqavet Selo OIE 1  selo bullying 

 

 

 

 


Domínios de Autonomia Curricular - 6.º B

6ºB

DIAS SEM FUMO VIDAS SAUDÁVEIS

Tema adaptado para reciclarmos projetos e exposições, englobados nas D.A.C. do sexto ano turma B.

Esta miniexposição, tem o mérito de alertamos para a vivencia mais saudável sem fumos, “o dia dos não fumadores devem ser todos os dias”.

O tabagismo adoece e mata é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.

Embora o consumo do tabaco seja já um hábito muito antigo, só recentemente se começaram a conhecer os malefícios de fumar. 

Em média, os fumadores vivem menos dez anos do que os não fumadores. Isto acontece porque as substâncias presentes no tabaco prejudicam alguns órgãos importantes ao mesmo tempo que fragilizam o nosso organismo face a várias doenças.

Assim, o tabagismo é responsável por:

  • 25 a 30% dos cancros, incluindo o do aparelho respiratórios superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe)
  • 80% dos casos de doença pulmonar obstrutiva crónica
  • 90% dos casos de cancro do pulmão
  • 20% das mortes por doença coronária

Além disso, as doenças cardiovasculares são duas a quatro vezes mais frequentes em fumadores. Por isso, deixar de fumar é a forma mais eficaz de diminuir o risco de enfarte do miocárdio, angina de peito, doença arterial periférica e acidente vascular cerebral (AVC).

laranja Vermelho Azul Verde Roxo