Alunos do AEG conseguiram 3 deteções preliminares de objetos do Sistema Solar! Ao longo do mês de fevereiro, de 5 a 29, esteve em curso mais uma campanha de “Caça aos Asteroides”, que contou com a participação dos alunos inscritos em Física e Química A das turmas 10.º A e 10.º B, do Agrupamento de Escolas de Gouveia. Estão todos de parabéns! Contudo, é com muito agrado que divulgo que a aluna Francisca Lopes (10.º A) e o aluno Mateus Inácio (10.º B) conseguiram efetuar 3 deteções preliminares de possíveis asteroides próximos da Terra! |
Relembro que se trata de um projeto de Ciência Cidadã – International Astronomical Search Collaboration (IASC) - em que os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências científicas através de um processo em que têm de pesquisar com dados reais, imagens fornecidas através do Telescópio Pan-STARRS (que tem por finalidade mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra), e procurar asteroides já conhecidos ou novos. Os novos objetos descobertos (deteções preliminares), depois de confirmados, poderão vir a integrar a base de dados Minor Planet Center- que reúne todos os objetos próximos da Terra.
Nesta campanha participaram 19 equipas portuguesas dinamizadas pelo NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação – e imensas equipas oriundas de diversos países (Espanha, Brasil, Israel, Itália, USA, China, entre tantos outros mais).
"Não há melhor forma para aprender Ciência do que fazendo Ciência, e quero que tenhamos consciência plena que esta atividade ajuda os alunos a adquirir várias competências como são exemplo a capacidade de observação, persistência, resiliência, capacidade de análise, além de uma série de competências gerais e sociais. Ajuda também a perceber que a Ciência é um processo: nem sempre se fazem descobertas, nem sempre as descobertas são óbvias, nem sempre os automatismos funcionam e raramente igualam a análise crítica do ser humano. Os conhecimentos de Física e de Matemática também saem reforçados, sem que os alunos se apercebam disso, bem como o interesse pela Ciência." Dr. Álvaro Folhas
Saliento, em pormenor, algumas das vantagens que resultam da participação na Caça aos Asteroides:
A todos os alunos envolvidos, deixo o meu agradecimento, em nome do CCV4 All e do NUCLIO, pela participação e empenho na descoberta de novos objetos do Sistema Solar.
A Coordenadora do Clube Ciência Viva na Escola - CCV 4 All
Carla Borges