Na Escola Básica de Gouveia comemorou-se a efeméride, com interessantes momentos de partilha entre docentes de TIC, Inglês e Educação Especial e os alunos de diferentes níveis etários e escolares, que ficarão, certamente, como lembranças de referência. Celebrar o “Dia dos Afetos” ou viver a “Semana dos Afetos” … para, tão simplesmente, chamar à atenção do quão importante é “sentir, dar e receber”. Um sorriso, um olhar um toque ou um simples gesto…um carinho, poderá fazer toda a diferença na vida de todos ou de cada um de nós que vive, ou não, o frenesim dos dias que correm. O verdadeiro sentido de amizade, outrora tão intensamente vivido entre famílias e seus membros, entre amigos ou seus pares, pautado pelos valores do afeto, do respeito da partilha, da compreensão e coerência de atos sente-se, agora, amiúde, como algo volátil, tocado, apenas, pelo interesse do momento que se vive ou lugar em que se coabita. Não é este o paradigma! Em viragem diacrónica, tem vindo a relegar o verdadeiro sentido do “amor”, do “sentir, dar e receber” … |
A história inspiradora de altruísmo, deixada por São Valentim, ficou como legado. Enquanto bispo, acreditava no amor. Contrariou ordens e tendências e manteve-se fiel aos seus princípios, continuando a abençoar casais de enamorados, promovendo um dos mais belos sentimentos - o que lhe custou a vida. Será imortalizado com o seu dia - “Dia de São Valentim”.
Enquanto agentes ativos no processo educativo desta geração de crianças e jovens “dominada” pelas tecnologias, também é nossa função sensibilizar para a importância de uma conduta social, transversal a diferentes contextos, pautada por princípios e valores que sirvam de modelo para tantos, cujas grandes referências partem desta secular e incomparável instituição chamada ESCOLA.
Áreas Disciplinares
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Inglês e Educação Especial