Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Percurso pedagógico outdoor para alunos do 9º ano

poutdoor 

         No dia 6 de junho, no âmbito da celebração do “Dia Mundial do Ambiente”, realizou-se o percurso pedestre “Paisagem granítica e albufeira do Vale do Rossim; Percurso pedestre nas Penhas Douradas que incluiu os seguintes geossítios/locais: Miradouro do Fragão do Corvo e Casa da Fraga”, complementado com visitas guiadas às Termas de Manteigas (INATEL) e ao Centro Interpretativo do Vale Glaciário do Zêzere. Estas atividades foram realizadas em parceria com a Associação Geopark Estrela e com o "Clube Ciência Viva na Lacerta monticicola" da Escola Secundária no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular do 3º CEB, subordinada ao tema “O valor da água”. 

Num espírito de boa disposição, de gosto pela natureza e de curiosidade pelo conhecimento prático fundamentado, foram abordados e explorados temas de Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia, Educação Visual e Educação Física. 

O contacto com o património geológico e geomorfológico, integrando a biodiversidade e aprofundando o conhecimento científico conseguiram cativar os alunos, que aderiram em grande número, e os professores. 

Começando a atividade a uma altitude ligeiramente superior a 1400m, no Vale do Rossim, foi possível perceber a origem da serra da Estrela e a ação dos agentes erosivos que a moldaram tal como a conhecemos hoje. Centrámos, igualmente, a nossa a atenção na vegetação endógena.  

Seguiu-se nova paragem nas Penhas Douradas e uma pequena caminhada até ao miradouro do Fragão do Corvo. Que vista deslumbrante sobre a vila de Manteigas!  Toca a mexer, que é hora de voltar a caminhar! Destino: Casa da Fraga, percurso efetuado com relativa facilidade e muita animação. Aqui foi destacada a qualidade do ar e a sua importância para o tratamento de doenças respiratórias como a tuberculose. 

Seguiu-se o almoço no muito aprazível parque da Várzea, em Manteigas. 

Novo destino neste percurso: uma visita guiada às Termas de Manteigas (INATEL), onde foi possível perceber as qualidades terapêuticas das suas águas, que chegam à superfície a uma temperatura a rondar os 42 ºC, graças à falha Bragança - Vilariça – Manteigas – Unhais da Serra, e os serviços de saúde que ali são prestados.  

A atividade terminou no Centro Interpretativo do Vale Glaciário do Zêzere, onde foi possível conhecer um pouco da história do próprio edifício e da atividade de quem ali trabalhava. A todos foi possível desenvolver atividades interativas sobre este importante marco da história geológica da serra da Estrela. 

Um especial agradecimento aos técnicos da Associação Geopark Estrela e a todos os professores que contribuíram para a realização desta atividade. 

laranja Vermelho Azul Verde Roxo