Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Pela ARTE viajámos, com ARTE representámos e dançámos: foi Erasmus - Polónia 2.

Porque sabemos que há leitores que acompanham esta saga de viagens do “Projeto Erasmus” do Agrupamento de Escolas de Gouveia, voltamos aqui hoje para vos darmos conta da nossa última aventura, que aconteceu de 21 a 27 de maio por terras de João Paulo II.

 


Erasmus


Diz-se que não devemos voltar onde já fomos felizes, mas nós, contrariando a sabedoria popular, voltámos à Polónia e, com muita Arte, voltámos a ser felizes porque, num clima de entrega e desinibição, nos fomos aproximando uns dos outros até ao grande espetáculo final. Oito alunos de cada país (Alemanha, França, Polónia e Portugal) partilharam o palco num todo harmonioso, sem barreiras de género, identidade cultural, idioma ou credo. Com verdadeiro espírito europeu de Paz, Cooperação e Unidade vivemos uma semana inesquecível. Mesmo quando a sopa era picante, o pepino não enchia a barriga ou o “Pierogi” era de batata, ficava o sabor de uma experiência excêntrica e irrepetível. Para os professores é sempre uma ação de formação com avaliação contínua. Afinal, educar é também proporcionar vivências que possam, quem sabe, apontar opções futuras. Obrigada, Beatriz, Bianca, Joana, Maria, Cristiano, João, Simão e Francisco porque foi gratificante dizermos: São portugueses!

Em termos de programa, ele foi diversificado e de uma beleza incrível, não fosse a Polónia, nesta altura do ano, um autêntico jardim - um país completamente verde com uma variedade de flores, árvores e arbustos que pintam a paisagem de múltiplas tonalidades harmoniosas.

Visitámos WIELICZKA SALT MINE, um Museu do Sal, com duzentos anos, património da UNESCO e obra-prima de engenharia subterrânea, tendo ainda sido brindados com uma visita guiada pela cidade de Cracóvia, workshops de dança e teatro no Nacional Stary Theatre de Cracóvia e uma visita ao Micet Interactive Museum.

Visitámos também o campo de concentração de AUSCHWITZ/ BIRKENAU, hoje transformado em museu, numa manhã insólita de nevoeiro, com uma descrição ao pormenor dos horrores da Segunda Guerra Mundial - um lugar onde, pelo menos uma vez na vida, todos deveríamos ir, observar, ouvir e refletir. A Humanidade sente vergonha e promete que não volta a acontecer, mas não há certezas… A nossa escola cumpriu aqui mais uma das suas missões.

Após quatro dias em Skawina, mudámo-nos para Rabka, uma cidadezinha na montanha. Na manhã de quinta feira, caminhámos doze quilómetros, em grupo, com espírito de aventura e descoberta, numa paisagem de cortar a respiração até ao topo da montanha Maciejowa.

Depois do almoço, visitámos o Teatro de Marionetas Rabcio, um espaço moderno, aberto aos jardins circundantes e onde se sente uma vitalidade de jovens atores coordenados por uma encenadora simpática, dinâmica e boa comunicadora.

Regressar é sempre um verbo indesejado porque quando tudo parece estar a começar já vem a despedida.

Parabéns aos nossos alunos pela postura, gratas aos encarregados de educação pelo permanente acompanhamento desta viagem e obrigada à Câmara Municipal de Gouveia pelo apoio que sempre nos disponibiliza nas viagens ao Porto ou a Lisboa.

 

As Coordenadoras:

Ana Paula Reis

Mª de Jesus Machado

Rosa Maria Costa

laranja Vermelho Azul Verde Roxo