Cada grupo de alunos possuía um tema relativo a diversos aspetos das língua e culturas espanhola e hispânica, tendo efetuado a pesquisa e elaborado perguntas de diferentes tipos: de resposta curta, de verdadeiro ou falso, de preenchimento de espaços, de escolha múltipla, entre outras. Desta forma, foi possível constituir um vasto leque de perguntas em espanhol, de diferentes graus de dificuldade e abrangendo inúmeras temáticas (complementando as realizadas nos anos anteriores).
Tratou-se de um trabalho bastante interessante, motivante e desafiante que permitiu não só desenvolver competências em língua espanhola e pôr em ação os conhecimentos adquiridos como também aprofundar as capacidades de pesquisa e tratamento de informação, espírito reflexivo e crítico, criatividade e imaginação, autonomia, cooperação e colaboração…
Além da elaboração das perguntas, organizadas por categorias e temas, procedeu-se também ao desenho e pintura do tabuleiro em formato gigante, junto à zona de jogos da nossa escola, tendo os alunos posto também à prova as suas capacidades artísticas… Entre riscos e pinceladas, traços e pintadelas, rabiscos e esfregadelas, foi nascendo o nosso tabuleiro, com os seus números, símbolos, regras, recompensas e punições… Apesar de alguns pequenos contratempos logísticos, o resultado final foi bastante positivo, faltando apenas efetuar pequenas correções pontuais!
Só nos faltava pôr à prova o nosso projeto... Apesar das condições climatéricas adversas das últimas semanas, foi possível testar o nosso jogo, com cada uma das turmas intervenientes, num ambiente de aprendizagem e partilha, em que a boa disposição e a língua espanhola reinaram!... Com os alunos como peões, um dado gigante e muitas perguntas e respostas à mistura, não foi fácil controlar o entusiasmo e a natural rivalidade entre os concorrentes!
Não interessa quem ganhou… Não importa quem errou… O mais importante é que todos pensaram, partilharam, praticaram, aprenderam e sobretudo vibraram e divertiram-se! Para o ano, continuaremos a melhorar o nosso projeto e também a jogar, porque “jugando también se aprende!”
Propomos ainda que o jogo se estenda e adapte às restantes línguas estrangeiras e às outras disciplinas e até às outras escolas do agrupamento.
!Muchas gracias a todos!
A professora de Espanhol
Helena de Melo Carvalho