Escolas de Gouveia

Aluna do AEG ganha Concurso Nacional de Leitura

cnl-matilde

Decorreu no passado sábado, 25 de maio, a final da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) na cidade de Braga, saindo vencedora na categoria do ensino secundário a nossa aluna, Matilde Freitas. Muitos parabéns para a Matilde e para a equipa da Biblioteca Escolar, na pessoa na Professora Elsa Pinto dinamizadora do concurso no nosso Agrupamento, tendo sempre acompanhando e apoiado a Matilde ao longo das diferentes fases do referido concurso.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Na edição de 2019, inscreveram-se cerca de duas mil escolas, nacionais e estrangeiras e 3.500 alunos, que leram o total de mil obras literárias, tendo o concurso englobado quatro fases: a escolar, a municipal, a intermunicipal e a nacional.

Esta fase nacional contou com 200 alunos, 50 por cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário) que realizam prova escrita online de pré-seleção e um quizz. 

À prova de palco apresentam-se os 20 alunos apurados, para fazerem a leitura expressiva de um excerto do livro que escolheram para apresentar em palco e no final para cada ciclo de ensino foram atribuídos o 1.º, 2.º e 3.º lugares e duas menções honrosas.

O Agrupamento de Escolas de Gouveia, na categoria ensino secundário, foi representado pela aluna Matilde Freitas que saiu vencedora no concurso a nível nacional. Muitos Parabéns.

laranja Vermelho Azul Verde Roxo