Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Intercâmbio Gouveia-Alburquerque (Badajoz, Espanha)

alunos-espanha

No passado dia 13 de abril, recebemos na nossa escola um grupo de 45 alunos e 4 professores de uma escola da comunidade da Estremadura, o Instituto de Educación Secundaria Castillo de Luna, de Alburquerque (Badajoz, Espanha), retribuindo a nossa visita à sua escola, realizada no dia 22 de março, no âmbito de um intercâmbio da disciplina de Espanhol, iniciado há cerca de quatro anos.

Os nuestros hermanos chegaram por volta das 9.30 da manhã e estiveram na nossa escola até cerca das 14.00. Depois de algum natural constrangimento e vergonha iniciais, interrompidos pelos risinhos nervosos, os olhares curiosos e o naturalmente elevado tom das conversas em espanhol, quebrado o gelo dos primeiros contactos, passeámos pela escola, procurando estabelecer os primeiros contactos

Dirigimo-nos, então, ao Pavilhão Municipal para realizar algumas atividades desportivas e jogos tradicionais, organizados pelos professores de educação física Pedro Cálix e Marco Claro e pelos alunos do 11ºD (Curso Profissional de Desporto). Depois de um início algotímido e recatado, os jovens espanhóis e portugueses realizaram uma série de pequenos e divertidos jogos tradicionais e atividades desportivas que incluíram brincadeiras com rebuçados, bolachas e farinha, balões e olhos vendados, latas de refrigerantes e tiro ao alvo, a macaca ou a corrida de sacos e obstáculos, acabando a jogar badminton, voleibol e até a dar uns toques de futebol… Entre gritinhos e balões rebentados, risos e aplausos, a animação aumentou, sem barreiras linguísticas ou culturais, com mais ou menos portunhol à mistura!

Regressados à escola, fizeram-se novos amigos, trocaram-se contactos, estabeleceram-se ligações e falou-se um pouco de espanhol, pondo em prática alguns conhecimentos adquiridos na sala de aula. Depois de uma refeição leve, os colegas espanhóis seguiram a sua viagem para a cidade de Aveiro, prometendo voltar numa próxima oportunidade e, quem sabe, ficar algum tempo mais para aprofundar estes contactos e participar nas atividades letivas.

Muchas gracias a todos os que contribuíram para que esta atividade fosse um sucesso e colaboraram, de alguma forma, na sua realização, em especial à direção, aos professores Marco e Pedro, ao 11º D, ao SASE, à chefe dos serviços administrativos, aos alunos dos 10º e 11ºanos de espanhol e aos professores destas turmas que possibilitaram a sua participação neste dia especial e diferente, de convivência e confraternização mas também de aprendizagem! ¡Gracias a todos! ¡Hasta pronto!

 

 



laranja Vermelho Azul Verde Roxo