Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Ser + Solidário

Nos dias 5 e 6 de maio, um grupo de alunos da disciplina de EMRC do 12º ano, acompanhados do prof João Miguel partiram para Lisboa para realizar uma atividade de voluntariado com a comunidade Vida e Paz.

 

A comunidade Vida e Paz é uma instituição Particular de Solidariedade Social que tem a sua área de atuação junto dos “sem abrigo” que pernoitam na cidade de Lisboa.

Esta instituição apoia cerca de 900 sem-abrigo através das equipas de rua, em que cerca de 600 voluntários, organizados em 54 equipas percorrem Lisboa em 4 circuitos diferentes parando em cerca de 100 pontos da cidade.

Nesta intervenção os voluntários distribuem uma ceia aos sem-abrigo e tentam criar com estes uma relação de confiança que permita motiva-los a mudar de vida.

O grupo de alunos de EMRC chegou a Lisboa por volta da 1h da tarde, e às 2h chegou à comunidade em alvalade onde ajudou a preparar as refeições que iriam ser distribuídas aos sem-abrigo nessa noite.

Depois de cerca de 2 horas a preparar as refeições demos uma volta pelas redondezas da comunidade, jantamos e às 21 horas, distribuídos pelos 4 circuitos, partimos com as equipas de voluntários pela cidade de Lisboa.

Durante os circuitos ajudamos os voluntários a distribuir as ceias e fomos conversando com os sem-abrigo e também com os voluntários, que nos iam contando as histórias de vida de alguns sem abrigo. As voltas acabaram por volta da 1h da manhã, e embora cansados e um pouco tristes com algumas situações que vimos, fomos todos dormir com a sensação de missão cumprida.

No dia seguinte, para recarregar baterias, passamos a manhã a visitar a cidade de Lisboa, depois do almoço e já pelas 15 horas partimos de regresso a Gouveia.

Esta ida a Lisboa foi uma experiência única em que todos nós aprendemos a relativizar os nossos problemas, que afinal de contas, não são nada comparados com os problemas que os sem-abrigo enfrentam todos os dias.

ser-solidario

laranja Vermelho Azul Verde Roxo