Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Projeto "viver a AMIZADE"

viver-amizade-vnt

A Equipa da Biblioteca de Vila Nova de Tazem, em colaboração com algumas Docentes da Escola, vem mais uma vez, dar continuidade ao Projeto: Viver a Amizade.
Esta iniciativa, criada para responder ao apelo  da Fundação Escolas Solidárias Fundação EDP, é um convite à participação ativa dos jovens na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.

É lançado, em cada ano letivo, os grandes desafios que o planeta enfrenta e aos quais podemos dar resposta nas comunidades onde vivemos. São eles:
-Erradicar a pobreza e a fome;
-Promover a sustentabilidade económica;
-Garantir mais Educação, melhor Saúde;
-Cuidar das comunidades mais vulneráveis;
-Promover a inclusão de todo o ser humano;

Todos temos um papel a desempenhar em nome de um futuro comum mais próspero. Foi com esse objetivo que, no ano letivo de 2014/2015, o Projeto da EB de Vila Nova de Tazem teve, como público-alvo, os Utentes do Centro Social de Vila Nova de Tazem. Neste ano, a Equipa planificou um leque mais vasto de atividades, as quais irão ser dinamizadas ao longo do 1º e 2º Períodos.
Até ao momento, já convidámos e recebemos na Escola, no dia do Magusto, um grupo de Idosos que ali se deslocaram, para participaram na celebração do São Martinho.
O objetivo principal foi a criação de relações de proximidade intergeracional, entre os Idosos e os alunos da Escola. Foi um momento de agradável convívio, com direito a um lanche oferecido pela Direção da Escola. No final, Alunos e Idosos cantaram algumas canções.
Na última semana de aulas, um grupo de Professores, Assistentes Operacionais, uma Senhora de Vila Nova que está a colaborar com a Equipa e duas turmas da Escola, do 6º e 8ºano, visitaram o Centro Social.
Os Alunos do 8ºano representaram a peça “A Estrela” de Virgílio Ferreira e os discentes do 6ºano entoaram canções escolhidas e ensaiadas pela Docente de Educação Musical.
No final, os Idosos e os visitantes entoaram, em conjunto, uma canção de Natal, bem conhecida por todos. Como é Natal, os Alunos ofereceram, a cada Idoso, uma prendinha bem quentinha e receberam uma lembrança doce, bem ao agrado de todos.

laranja Vermelho Azul Verde Roxo