Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

"Um sentido para a vida" por Salamanca e Ávila

salamanca-mini

Nos passados dias 19 e 20 de Fevereiro, quarenta e três alunos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do 10.º Ano de Escolaridade do Agrupamento de Escolas de Gouveia, acompanhados dos dois professores de EMRC que leccionam nestas turmas e mais duas professoras nossas que tiveram a gentileza de nos acompanharem, tivemos oportunidade de visitar Salamanca e Ávila, em Espanha.

A nossa visita, no seguimento do programa da disciplina denominou-se “Um sentido para a vida” e teve como objetivos: “Aprofundamento/complemento dos conteúdos programáticos; Enriquecimento cultural; Desenvolvimento de relações pessoais; Desenvolvimento da capacidade de cooperação; e Promoção do espírito/curiosidade científicas”. Pelas visitas que realizámos nestes dois dias e pelas experiências vividas, pensamos que atingimos plenamente todos os objetivos previstos.

Assim, no dia 19 de fevereiro, quinta-feira, saímos da sede do Agrupamento de Escolas de Gouveia bem cedinho, por volta das seis e meia da manhã. Entre bons dias e muita animação, entrámos em Espanha por volta das oito horas da manhã onde tivemos de atualizar logo o relógio para mais uma hora. Assim, por volta das nove e meia passámos por Ciudad Rodrigo onde percorremos o centro urbano até à Plaza Mayor e tomámos o pequeno-almoço. Depois, seguimos para Salamanca onde nos esperava, por volta do meio-dia, uma visita guiada à Universidade Pontifícia de Salamanca onde tivemos oportunidade de visitar algumas salas de aula, saber um pouco da sua história, as suas ofertas educativas e a sua relação com os alunos estrangeiros. Depois de almoçarmos pelas imediações da belíssima Plaza Mayor de Salamanca, dirigimo-nos para a sede da Cáritas Diocesana de Salamanca onde, após uma breve elucidação sobre a identidade e missão da Cáritas, nos dividimos em três grupos para visitar três valências da Cáritas Diocesana de Salamanca: um Centro de Atendimento a Toxicodependentes, um Centro Intercultural, e a Casa Padre Damião de Atendimento de Pessoas Sem Abrigo. Após estas visitas por grupos voltámos a reunir-nos na sede da Cáritas de Salamanca e partilhámos as ricas experiências vividas por cada um dos grupos. Posto isto, era hora de partirmos para Ávila, a cidade de Santa Teresa que no presente ano comemora os quinhentos anos do seu nascimento. Aí chegados, já de noite, fomos ao alojamento que nos acolheria nessa noite e dirigimo-nos para o local do jantar, o restaurante “Casona Fusión”, mesmo às portas das muralhas de Ávila, onde fomos muito bem tratados. Seguiu-se um passeio nocturno pelas ruas de Ávila e já o relógio tinha passado a meia-noite quando chegámos ao local do alojamento onde, com mais ou menos custo, lá se descansou um pouco.

O dia 20 de fevereiro, sexta-feira, começou bem cedo, com banhos, arrumações e pequeno-almoço no local do alojamento. Depois, fomos “à conquista” de Ávila, com uma visita, da parte da manhã, à Casa Museu de Santa Teresa e à belíssima Catedral de Ávila; da parte da tarde, depois de almoçarmos pelo centro histórico de Ávila, foi a vez de visitarmos o Convento da Encarnação onde Santa Teresa viveu quase trinta anos da sua vida e a Universidade da Mística, uma universidade única na Europa destinada mais à reflexão interior e a questões religiosas. Por fim, antes de nos despedirmos de Ávila, ainda registámos a nossa presença, como grupo, com uma foto tirada no lindo monumento “Quatro Postes” donde se tem uma panorâmica belíssima da cidade.

De regresso ainda tivemos oportunidade de comer algo por Salamanca e apreciar um pouco da sua beleza associada ao cair da noite. Eram cerca das onze horas da noite quando Gouveia nos viu chegar, cansados mas satisfeitos por mais uma visita de estudo que nos levou à busca de um pouco mais de “sentido para a vida” por terras de Salamanca e Ávila.

Resta-nos agradecer a todos os que nos proporcionaram estes momentos importantes das nossas vidas: aos nossos pais, ao Agrupamento de Escolas de Gouveia, aos professores que nos acompanharam e a todos os que nos ajudaram a concretizar esta visita. Obrigado!

Alunos de EMRC do 10.º Ano de Escolaridade do Agrupamento de Escolas de Gouveia


laranja Vermelho Azul Verde Roxo