Na sequência do projeto iniciado no ano anterior, decorrente de um protocolo estabelecido entre o nosso Agrupamento e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, quatro estudantes de Mestrado em Ensino, futuros professores (de português, latim e geografia), estiveram entre nós, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, participando na vida escolar e conhecendo, mais de perto, a realidade da escola, nas suas diferentes vertentes. Durante a semana, além de conhecerem as instalações, quer da escola secundária quer da escola básica de Gouveia, contactaram com diferentes professores e elementos da comunidade educativa, assistiram a aulas de diversas disciplinas, presenciaram vários projetos e atividades, interagiram com alunos, docentes e outros profissionais, numa verdadeira atividade de imersão na vida escolar. Além disso, também visitaram Gouveia e contactaram com a comunidade local. |
O diálogo com todos permitiu aos futuros professores não só refletir sobre práticas educativas como também perspetivar a realidade da atividade docente que brevemente exercerão. Além disso, também para a comunidade educativa que com eles colaborou, se tratou, com toda a certeza, de uma atividade bastante enriquecedora e proveitosa, que possibilitou a reflexão, o questionamento e a partilha de experiências e práticas.
Para complementar as minhas palavras, transcrevo a reflexão dos alunos universitários:
“Pelas dez da manhã de segunda-feira, chegámos ao Agrupamento de Escolas de Gouveia para participar em mais uma edição do Laboratório de Ensino. Foi uma semana muito enriquecedora, durante a qual pudemos experienciar o ambiente escolar sob uma nova perspetiva. Através do contacto direto com o corpo docente e não docente, tivemos o privilégio de ouvir o testemunho direto de profissionais com vastos anos de experiência, o que foi uma inestimável mais-valia para a nossa formação. A observação de aulas e as conversas sobre a importância da formação docente e a implementação dos projetos educativos foram apenas algumas das atividades realizadas ao longo da semana. Tudo isto nos permitiu ter uma visão mais ampla e profunda do que é o funcionamento de uma escola e tomar consciência da urgência da valorização do ensino. Resta-nos agradecer a hospitalidade, disponibilidade e simpatia de todas as pessoas que nos receberam. Regressamos a Coimbra de coração cheio, motivados para levar a cabo o nosso sonho, apesar dos desafios e das advertências.” (Daniela Pires – Geografia / Bruna Sousa – Português / Sofia Lourenço - Português e Latim / Vasco Viegas - Português e Latim.
Como dinamizadora deste Laboratório, resta-me agradecer a todos os que tornaram possível a sua realização, em particular à direção do Agrupamento (pelo apoio na organização, acolhimento e almoços), ao Município (pelo apoio na alimentação e alojamento), aos elementos da Residência de Estudantes de Gouveia (pelo acolhimento e hospitalidade), a todos os membros da comunidade educativa (que contactaram com os nossos visitantes e com eles interagiram) e sobretudo aos professores que, generosamente, abriram as portas das suas salas para a observação de aulas e partilharam atividades, práticas, experiências e projetos, permitindo aos futuros professores a participação na vida escolar.
Esperamos, para o ano, receber novamente outros estudantes, na certeza que os acolheremos com a hospitalidade que nos caracteriza, divulgando as atividades do nosso Agrupamento e continuando a fazer da nossa escola um espaço de reflexão, troca de ideias e partilha.
Helena de Melo Carvalho